terça-feira, 18 de junho de 2013

Pro Evolution Soccer 2014

O game foi desenvolvido com o FOX Engine, novo motor gráfico criado pela Kojima Productions que também está sendo usado nos novos games da franquia Metal Gear Solid.

A ideia dos produtores de PES era criar algo totalmente novo, por isso a engine recebeu melhorias para que atendesse as demandas de um jogo de futebol.

A primeira coisa que é notável ao se começar a jogar PES 2014 é o visual. Os jogadores estão melhor acabados, e suas aparências refletem ainda mais as características corporais dos boleiros. A movimentação ficou mais realista e a adição de um novo processo de animação oferece sequências perfeitas de um movimento para outro, sem pausas ou restrições.

Antigamente você tinha a sensação de que a torcida só comemorava em momentos programados, pois bem ela agora tem movimentos próprios com reações diversas interagindo com o que acontece na partida.

O novo sistema de jogo é uma versão completamente reformulada do antigo que, ao mesmo tempo em que mantem alguns dos fundamentos clássicos da jogabilidade de PES tenta aproximar-se mais da variedade e fluidez de um jogo real com trocas de posição que imitam um esquema tático de verdade.

As cobranças de falta e pênalti passaram por mudanças. As faltas já não tem restrições sobre a posição dos jogadores em relação à bola. Enfiadas e passes curtos foram facilitados. Por outro lado, os jogadores agora podem se mover para a posição do goleiro para cobrar o tiro de meta e a barreira reage instintivamente, bloqueando ou desviando a bola.

A novidade pouco falada no jogo é uma espécie de guia para os chutes em penâltis e cobranças de falta.  Este guia é alterado de acordo com a habilidade do batedor. Além disso, o goleiro pode optar por se adiantar ao chute, quando o batedor do pênalti não for particularmente forte.

Dito isso, os produtores da Konami dividiram o PES 2014 em alguns fundamentos básicos e acho interessante comentar as novidades usando-os:

Tecnologia Trueball: 

A tecnologia adaptada da Fox Engine trouxe mais realismo aos movimentos do jogadores e uma liberdade maior com a bola. Quando você pegava uma bola em PES 2013, o jogador entrava automaticamente em um modo que fazia uma única animação para jogador e bola. Com a tecnologia Trueball, a bola se move independente do jogador que a controla. Com essa divisão entre os dois elementos é possível determinar de forma ainda mais realista a física e a velocidade da bola relacionada diretamente as reações do jogador em campo.

Com este controle mais livre é possível matar a bola no peito, no pe ou tocada para todos os ângulos. Além disso é possível usar os controles para aumentar a capacidade de proteção da bola com métodos mais intuitivos.

















Jogadores mais realistas entram em campo

PES ID:

Os produtores analisaram a individualidade de cada jogador com o PES ID na edição 2013 sabendo que isso é fundamental para o sucesso de uma equipe real de futebol. O Player ID criado no ano passado foi usado em cerca de 50 jogadores, em 2014 ela foi ampliada para cerca de 100 jogadores.  A maneira como um jogador corre, se movimenta e distribui o jogo está idêntica a da vida real.

Sistema de Estabilidade de Movimentos de Animação (M.A.S.S. em inglês):

Ao entrar em uma partida do novo PES 2014 a primeira coisa a que você se dá conta é de que os jogadores estão mesmo se degladiando em campo. E isso graças ao M.A.S.S. que simula o combate corporal entre os jogadores reagindo instantaneamente as situações de confronto que lhe são propostas. O novo sistema combinado com o Trueball farão com que os jogadores usem de forma realista sua estatura, tamanho e força para subjugar seus adversários em campo. Há mais força na marcação para restringir oportunidades de ataque, da mesma maneira em que os atacantes tentarão superar o defensor ou manter a posse de bola.

Heart:

O fundamento que torna o futebol tão fascinante, não é apenas a técnica, mas o coração. A equipe de produção pensou muito na hora de criar efeitos para a torcida e reações no campo. Agora os torcedores tem reações para cada jogador individualmente criando uma interação muito interessante.

O efeito dos torcedores no campo também sortirá efeito nos jogadores. Com um estádio vibrante, se um indivíduo de um time não joga bem, seus companheiros se unirão a ele para ajuda-lo.




















Estádios incríveis e uma maior interação com a torcida

Jogo em Equipe:

Além de definir a estratégia do seu time nas configurações antes da partida ainda é possível definir uma série de jogadas chave pré-configuradas. Essas táticas farão os jogadores executarem uma série de ataques com a bola explorando buracos na defesa e no meio de campo.

Núcleo de jogadores:

Uma boa parte das mudanças e melhorias presentes no novo PES vieram diretamente dos fãs e os produtores do game fizeram questão de ler cada comentário, ver cada reclamação e tentar usar isso para implementar o jogo. Quem começar a jogar PES 2014 agora terá um game mais balanceado e realista, mas com comandos mais fáceis, enquanto os gamers iniciados terão uma nova camada de complexidade com novas táticas e técnicas de jogo.

Tive a oportunidade de jogar a demo de PES 2014 com um veterano dos games de futebol. Nós dois jogamos a nossa primeira partida juntos. Ele com o Bayern e eu com o Santos. O game teve algumas mudanças no estilo, e a primeira partida que fizemos foi bem equilibrada. A coisa só foi mudando a medida em que ele passou a reconhecer os velhos comandos e a combina-los com suas estratégias de ataque. Aí da terceira partida em diante foi um show de gols em cima de mim.

PES 2014 terá a primeira aparição Asia Champions League, que deve adicionar ainda mais clubes licenciados para a competição, mas mantendo a exclusividade da UEFA Champions League.

Pelo pouco que foi possível sentir do gameplay de Pro Evolution Soccer 2014 teremos um game mais fácil de ser jogado, mas sem desprender-se completamente das raízes "International Super Star Soccer" que fazem da franquia o que ela é. Portanto não espere um FIFA da Konami, mas um bem recebido meio termo entre os dois.





0 comentários:

Postar um comentário